Translate

sexta-feira, 31 de março de 2017

Protesto e resistência

Em 31 de março de 1964, um golpe militar, com forte apoio da classe média, da imprensa e de vários integrantes da classe política brasileira, deu início a um regime ditatorial que assumiu o governo do país por mais de vinte anos. Deposto o Presidente da República, as juntas militares passaram a indicar os seus representantes para o poder executivo, assim como para assumirem postos de direção em repartições públicas e empresas estatais.

Os governos militares, sob o pretexto da disciplina, do combate à subversão e ao comunismo, estabeleceram a censura, perseguições, detenções temporárias, prisões e torturas.


Somente em 1989 voltou a ser realizada uma eleição presidencial no Brasil. Isso ocorreu vinte e cinco anos após o golpe militar e trinta anos depois de última eleição direta para a presidência da República. Esse longo hiato na participação política, trouxe consequências graves na formação política da sociedade brasileira e fortaleceu uma classe política profissional, clientelista e sem ideologia.


A arte foi um dos elementos que muitos encontraram para registrar o seu protesto e de certa forma incentivar a discussão política e a resistência. Tudo passa. Vai passar. E amanhã vai ser outro dia!


Trecho da música "Apesar de você" é usada durante uma manifestação

Foi nesse contexto que muitas músicas foram compostas para transmitir esse tipo de mensagem. Algumas de forma direta, outras em metáforas ou frases de duplo sentido. Esta é a seleção de músicas que eu preparei para este dia. Dez músicas de dez artistas, protestando com sua letra e melodia.

Portanto, com vocês, a playlist Protestando Top10, e nela Geraldo Vandré, Chico Buarque, Elis Regina, Nara Leão, Zé Ramalho, Zé Ketti, Legião Urbana, Gonzaguinha e MPB4.


Para ouvir, clique aqui.





E pra finalizar, transcrevo a letra de uma das músicas que melhor representam o conjunto desta lista, Apesar de Você, de Chico Buarque:

Apesar de você
(Chico Buarque)

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu

Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro

Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal
Lá lá lá lá laiá


Se você gostou do nosso blog Vem Vindo uma Melodia, compartilhe em suas redes:

Se preferir, acompanhe as atualizações curtindo  e seguindo a  nossa página do facebook:

sexta-feira, 24 de março de 2017

Duetos internacionais

Na semana passada incluímos uma lista de duetos com alguns de nossos mais queridos artistas brasileiros. Para prolongar o assunto, selecionei uma lista de músicas, cantadas em duetos por alguns dos artistas da música pop internacional. Mas entre esses duetos, cujos artistas foram parcialmente selecionados pela minha filha, um deles é uma marca inesquecível da música mundial: Tony Bennet e Amy Winehouse, cantando Body and Soul.

Tony Bennet e Amy Winehouse: Body and Soul

Com a publicação de hoje, fica registrado definitivamente que neste nosso blog você vai poder encontrar músicas de todos os gêneros. Conforme ele vai tomando forma, novas listas de dez músicas vão sendo acrescentadas a cada semana. Aproveite para conhecer novas músicas e artistas, para curtir, para ouvir bem alto ou bem baixinho. Para dançar e cantar.

Bom, nossa lista de Duetos Pop é toda sua agora, com Tony Bennet e Amy Winehouse; Alicia Keys e Beyonce; Lady Gaga e Florence Welch, Ed Sheeran e Tori Kelly, Maroon 5 e Christina Aguilera, e por aí vai.

Para ouvir Duo Pop Top10, sua lista de duetos internacionais, clique aqui.





sexta-feira, 17 de março de 2017

Duetos Brasil


Em todo o mundo, os duetos se tornaram uma constante. Artistas consagrados se reúnem com seus convidados para cantarem dividindo o palco.

Em alguns desses casos, surgem duetos óbvios, ou seja, de parceiros antigos, de quem canta os mesmos tipos de músicas. Em outros, aparecem duetos inesperados, diferentes, como se um estivesse homenageando o outro.

Alguns desses duetos se transformam em álbuns específicos, outros se resumem a uma apresentação em um show.

É um pouco disso tudo que eu separei para o nosso blog, com duetos de artistas brasileiros, em mais uma lista de dez músicas.

Listei aqui duetos de Caetano e Gil, Cássia Eller e Renato Russo, Zeca Baleiro e Oswaldo Montenegro, Martinho da Vila e Ana Carolina, Dominguinhos e Luiz Gonzaga, Rita Lee e Gal Costa, Roberto Carlos e Jorge Benjor, Fagner e Chico Buarque, Michael Sullivan e Sandra de Sá, Beth Carvalho e Zeca Pagodinho.

A playlist está no Spotify, Duetos Brasil Top10, para ouvir, clique aqui.





quarta-feira, 8 de março de 2017

Samba com as mulheres do samba, no Dia Internacional das Mulheres!

O samba é a minha preferência musical. E esse ritmo tão forte, popular, brasileiro, fica ainda melhor na voz de algumas mulheres que marcaram, e ainda marcam, a história do samba e da música popular brasileira.

Nesta lista de dez músicas, procurei selecionar dez mulheres sambistas de diferentes estilos e gerações. Escolhi publicar hoje, 8 de março, no Dia Internacional das Mulheres, que é um dia histórico na conquista de espaço social, diversidade e luta.


Um viva para essas mulheres que não deixaram o samba morrer!




Com vocês, Beth Carvalho, Alcione, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Teresa Cristina, Nilze Carvalho, Martin'ália, Ana Costa e Elza Soares.

Elas cantam samba! Escute-as agora no Spotify, clicando aqui:


Ou escute no Deezer, clicando aqui.


Se preferir, também está no YouTube, assista clicando aqui.


Para saber mais sobre a história do Dia Internacional da Mulher, veja na seguinte publicação: https://enderecodaprevencao.blogspot.com/2016/03/dia-internacional-das-mulheres.html

Se você gostou do nosso blog, compartilhe em suas redes de amigos. Para acompanhar as atualizações você pode se inscrever entre os seguidores, ou curtir a nossa página no facebook: facebook.com/vemvindoumamelodia

sexta-feira, 3 de março de 2017

Elvis romântico

A lista de hoje foi encomendada. Minha filha mais nova, a Luciana, é fã do Elvis e preparou para este nosso blog, uma playlist de 10 músicas do Rei do Rock. Mas esta é uma seleção especial do Elvis Presley com algumas das suas melhores músicas românticas.

Lá em casa, todo mundo aprendeu a gostar do Elvis a partir de alguns DVD's que compramos e assistíamos juntos. O início da carreira artística, a repercussão na imprensa, a dança, o ritmo, as canções, os shows, o sucesso, e a morte precoce, aos 42 anos de idade. Tinha um pouco disso naqueles discos. Um talento impressionante, incontestável. Uma história forte com um fundo musical impressionante.

Por isso, tenho certeza que você vai gostar de ouvir esta lista de músicas, organizada em forma de uma playlist do Spotify.

Para ouvir Elvis Presley, por Luciana Brasil, clique aqui:


foto original em billboard.com
Elvis Presley, o Rei do Rock