Translate

quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

Eu e ela. Me and Mrs Jones. A história de amor, cantada e encantada, do Billy Paul


Me and Mrs Jones. Um sucesso retumbante do Billy Paul, em 1972. Eu estava escutando essa música hoje, em uma playlist de flashback, e veio a vontade de escrever sobre ela e a força das músicas da década de 70, que ainda estão na memória de tanta gente.

Classificada como uma representante da soul música, ela esteve presente nas festas, bailes, boates, danceterias e outros nomes de locais para dançar e namorar. Na sequência das músicas lentas a batida e a voz de Billy Paul eram a garantia de um momento romântico. Ainda que a música estivesse falando em um amor proibido... Mas muita gente nem sabia do que se tratava a letra.

Em resumo, os versos relatam uma relação escondida entre um homem e uma mulher casada, a senhora Jones. Eles se encontram regularmente em um café, escutam música, e fazem planos de mãos dadas, com muito cuidado pois julgam que é errado, mas é algo que está acontecendo com muita força e difícil de controlar.

Segue a primeira estrofe e uma tradução livre.

Me and Mrs. Jones
We got a thing, goin' on  
We both know that it's wrong  
But it's much too strong
To let it go now

Eu e a senhora Jones
Tem alguma coisa acontecendo entre nós
Nós dois sabemos que é errado
Mas é uma coisa muito forte
Para deixar ir embora

A música puxou outras de mesmo estilo e ritmo soul, mas nenhuma outra do Billy Paul superou esse sucesso que lhe garantiu um Grammy em 1973 e mais de dois milhões de cópias vendidas.

Algumas fontes consultadas indicam que a música foi considerada inadequada por abordar, naquela época, um relacionamento extra conjugal de forma explícita, como se o estivesse defendendo. Dizem que algumas rádios tentaram boicotar sua divulgação.

Verdade ou mentira, a música Me and Mrs Jones passou por cima de tudo isso, prevalecendo a poesia, a voz e o charme do seu grande intérprete. Billy Paul morreu em 2016, aos 81 anos. Ele veio ao Brasil várias vezes, participou de shows e até gravou em dueto com a Sandra Sá, a música Amanhã, de grande sucesso em 1989/1990.


Sandra de Sá e Billy Paul em 1990.

Sua voz, seu gingado, sua simpatia e sua música permanecerão na memória por muito tempo.

E para você lembrar e curtir, coloquei este vídeo raro, da época do lançamento da música, em 1972, seguido da letra da música. E no final, o álbum original disponível no Spotify.



Me and Mrs Jones

Me and Mrs. Jones
We got a thing, goin' on
We both know that it's wrong
But it's much too strong
To let it go now

We meet every day at the same cafe
Six-thirty and no one knows she'll be there
Holding hands, making all kinds of plans
While the juke box plays our favorite songs

Me and Mrs., Mrs. Jones (Mrs. Jones, Mrs. Jones, Mrs. Jones)
We got a thing, goin' on
We both know that it's wrong
But it's much too strong
To let it go now

We gotta be extra careful
That do we don't build our hopes up too high
Because she's got her own obligations
And so, and so, do I

Me and Mrs., Mrs. Jones (Mrs. Jones, Mrs. Jones, Mrs. Jones)
We got a thing, goin' on
We both know that it's wrong
But it's much too strong
To let it go now

Well, it's time for us to be leaving
It hurts so much, it hurts so much inside
Now she'll go her way and I'll go mine
Tomorrow we'll meet
The same place, the same time

Me and Mrs. Jones
We got a thing goin' on
We gotta be extra careful
We can't afford to build our hopes up too high
I wanna meet and talk with you

At the same place, the same cafe, the same time
And we gonna hold hands like we used to
We gonna talk it over, talk it over
We know, they know, and you know what I know that it was wrong
But our thing is strong, we gotta let 'em know now
That we gotta thing going on, a thing going on

Autores: Kenny Gamble, Cary Grant Gilbert and Leon Huff



Caricatura por Amarildo


360 Degrees of Billy Paul - Álbum de 1972, com a primeira gravação da música Me and Mrs Jones, além de Your Song, outro grande sucesso tanto dele quanto do Elton John:




Referências:

https://www.ft.com/content/105004c2-cf14-11e4-b761-00144feab7de

https://pt.wikipedia.org/wiki/Billy_Paul

https://www.nytimes.com/2016/04/26/arts/music/billy-paulsinger-of-the-hit-me-and-mrs-jones-dies-at-81.html

https://rededante.blogspot.com/2016/04/cantor-billy-paul-morreu-um-amigo-do.html

https://amarildocharge.wordpress.com/2016/04/26/billy-paul-caricatura/


Nenhum comentário:

Postar um comentário