Translate

sábado, 13 de maio de 2017

Músicas da antiga, lembranças da Terceira Idade

Minha mãe tem 85 anos. A Doença de Alzheimer, infelizmente, tomou conta da sua vida. A memória recente desapareceu, e a sua mente é uma enorme confusão de ideias, alucinações, tristeza... O corpo enfraqueceu e a visão também.

Ela vive apenas o momento. Quando estou com ela, fico sem assunto, pois ela repete inúmeras vezes perguntas simples, como o meu endereço e o nome dos meus filhos; a própria casa, onde mora há muitos anos, ela nem sempre reconhece.

Uma das coisas que faço quando estamos juntos é colocar algumas músicas para ela ouvir e lembrar. Fiz uma lista de músicas antigas, com os intérpretes originais e é interessante como ela lembra de algumas letras quase na íntegra. Falo o primeiro nome do cantor ou cantora para ela completar e ela completa.



21 de setembro - Dia Mundial do Alzheimer



Bom, essa é a lista que eu publico hoje neste blog. Serve para você ouvir e curtir com a sua vó ou sua mãe idosa, na terceira idade, esteja ela saudável ou não. A música é assim, funciona bem para saudáveis e doentes, novos e velhos.

Dez músicas, para o público da terceira idade, compõem esta playlist que você pode ouvir no Spotify, clicando aqui.

A lista tem Nelson Gonçalves, Linda Batista, Angela Maria, Dolores Duran, Altemar Dutra, Jamelão, Ataulfo Alves, Cauby Peixoto, Agnaldo Timóteo e Elizeth Cardoso. Não conhece? Pergunte pra seus avós ou seus pais (dependendo da sua idade).

Terceira Idade Top10 - playlist:






Para saber mais sobre a Doença de Alzheimer, sugiro conhecerem o canal do YouTube intitulado "Convivendo com o Alzheimer", do jornalista Fernando Aguzzoli. Ou o portal da ABRAZ Associação Brasileira de Alzheimer: www.abraz.org.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário