Translate

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

A Poemúsica de Paulo César Pinheiro

Não acontece todo dia. Conhecer, apertar a mão e trocar algumas palavras com alguém que você admira, que você lê, que você canta, que você reflete com suas palavras e versos. Foi assim pra mim, quando estive no lançamento do livro Poemúsica, do escritor, poeta, compositor, Paulo César Pinheiro. (foto de Cristina Lacerda).


Eu, tietando, Paulo Cesar Pinheiro. foto: @cristinalacerdafotografa


Eu não compro jornal diariamente, ainda mais  agora, quando as notícias não me atraem e me assustam. Mas naquele dia eu passei na banca perto de casa, comprei o meu JB e segui para pegar o metrô. No vagão, abri o jornal e no Caderno B, página inteira, estava uma grande reportagem sobre o Paulo César Pinheiro. Falava sobre o seu trabalho e sobre o seu aniversário de 70 anos, no ano que vem. Destacava que ele estava lançando um livro novo, de poesia, que em breve algumas daquelas páginas deveriam se transformar em músicas, que o nome do livro é Poemúsica, e que o lançamento seria naquele mesmo dia, na livraria Blooks, pertinho da minha casa!


Poemúsica, editora 7 Letras.


Programa agendado na hora. Sair do trabalho às 18h30 no máximo, pegar o metrô ou o ônibus, chegar no início do evento, comprar o livro e garantir um autógrafo.

Antes que você fique se perguntando porque tudo isso com esse autor, veja o nome deste blog e da minha página no facebook: Vem Vindo uma Melodia. A frase é um verso da música Poder da Criação, composta por ele e João Nogueira. Ou seja, sou seu fã declarado e por sua poemúsica fui inspirado a criar esses ambientes virtuais de versos e melodias.

Como eu já escrevi em outra ocasião, não há sambista que não tenha bebido dessa fonte. Ele tem mais de 1.300 músicas gravadas. Aliás, não consigo imaginar como isso é possível. Tem livros de poesia, peças de teatro e dois romances publicados. É o poder da criação materializado e perpetuado. E suas músicas não são essas batidinhas fáceis ou sambinhas de rimas bobas, como alguns que estou me aventurando a compor meio que escondido. Estou falando de samba poesia, de sentimento, de protesto, de exaltação, de reverência, de tudo ou quase tudo.

É a cultura popular se manifestando e conquistando espaço em vozes de muitos artistas que as gravaram ou que compuseram com ele: João Nogueira, seu grande parceiro, Clara Nunes, sua companheira que partiu tão cedo (Voa meu sabiá, até um dia!), Baden Powell, Elis Regina, Simone, Dori Caymmi, MPB4, enfim, não dá para enumerar. E gerações mais novas também entraram de sola nessa seara, gravando suas músicas, como é o caso de Diogo Nogueira, Teresa Cristina, Ana Costa, Casuarina, Seu Jorge, Nilze Carvalho...

Para ouvir algumas das músicas dele, veja nas referências, ao final deste texto, a playlist que eu fiz no Spotify, com uma pequena seleção de dez canções: Portela na Avenida, Saudades da Guanabara, Súplica, EspelhoCordilheira, Juparanã, Chorando pela Natureza, Minha Missão, Poder da Criação, O dia em que o morro descer e não for Carnaval.

Mas vamos voltar ao livro, à noite de autógrafos e tudo o mais.

Cheguei na livraria, comprei o livro e entrei na fila, pensando no que dizer a ele. Em um papelzinho colocaram o meu nome, ou seja, nem isso ele ia precisar falar comigo. E a foto? Tirar uma "selfie"? Sem coragem, pois sou muito tímido. Pensei em pedir a alguém da fila. Ah timidez que me prende! Chegou a minha vez. Avancei, cumprimentei, ele escreveu a dedicatória e eu então consegui falar mais ou menos isso: eu fiz um blog amador, inspirado na sua música blá blá blá e pronto, calei. Ele sorriu, agradeceu, posou para a nossa foto (tinha uma fotógrafa!) e desejou sucesso para o blog.


Livro autografado


Próxima tarefa: conseguir aquela foto. Conversei rapidamente com a fotógrafa Cristina Lacerda que estava fazendo a cobertura do evento, ela me apresentou ao George Patiño, da assessoria de imprensa do autor. Conversamos e combinamos que ele me enviaria a foto depois (e assim ele fez). Saí dali feliz da vida, e fui direto para a minha aula de cavaquinho. Essa vida de aprendiz de sambista é divertida!

E o livro? O livro é maravilhoso. Abordando sentimentos de todas as formas, é um convite à reflexão e uma fonte de inspiração. Muito amor, muita fé e muita coragem em suas páginas.

Na contracapa está o poema que eu reproduzo aqui:

Canto de Lembrança 
A lembrança sempre vem à noite,
Toma a mente, depois vem pro peito.
Chega fraca depois vira açoite
Machucando o coração de jeito
 
É difícil de conter o pranto
Se a lembrança é de um amor desfeito,
Que a tristeza lembra sempre um canto
De lembrança que antes já foi feito.
 
A saudade encosta o barco, mansa
E por dentro a água do mar me invade.
Minha alma é a rota da lembrança.
Minha vida é o porto da saudade.

Mas o poema que eu mais gostei, está logo nas primeiras páginas do livro. Ele aborda o susto, o alarme, o espanto com a violência e a maldade. Me lembrou uma de suas músicas, Cordilheira, eternizada na voz da Simone, na qual ele quer descobrir onde o mal nasce e destruir sua semente. Mas nesse poema, Cultivo, ele quer cultivar uma semente, a esperança. Eu também.

No vídeo a seguir, eu faço a leitura desse poema, Cultivo, que me emocionou e com o qual eu me identifiquei. Não deixe de assistir.



#PauloCesarPinheiro #Poemúsica #7letras #poemas #poesia #música #mpb #samba #Cultivo

Referências:


Paulo Cesar Pinheiro Top10, playlist:

https://open.spotify.com/playlist/387hfhpW4Zi1eCDn2Xt2wT

Paulo César Pinheiro: Os recânticos de vários caboclos. Jornal do Brasil:

https://www.jb.com.br/cultura/2018/11/954299-entrevista--paulo-cesar-pinheiro-os-recanticos-de-varios-caboclos.html

O Poder da Criação. Vem vindo uma Melodia:

https://vemvindoumamelodia.blogspot.com/2017/01/o-poder-da-criacao.html

Paulo Cesar Pinheiro, compositor e poeta brasileiro. Vem vindo uma Melodia:

https://vemvindoumamelodia.blogspot.com/2017/04/paulo-cesar-pinheiro-compositor-e-poeta.html

Instagram:

Paulo Cesar Pinheiro, oficial: @paulocesarpinheirooficial

George Patiño, Assessoria de Imprensa: @georgepatino0209


Cristina Lacerda, fotógrafa: @cristinalacerdafotografa

Nenhum comentário:

Postar um comentário