Translate

domingo, 16 de junho de 2019

Você não me ensinou a te esquecer

Agora, que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar

De repente, em casa, minha filha está ouvindo e cantando essa música. E eu pergunto: Ué? Como é que você conhece essa música? Quem está cantando? Ela me olha, surpresa, e responde: Esta versão é com a Patrícia Lima, mas todo mundo conhece essa música...

E aí me vem toda uma história na cabeça, da década de 70. Fernando Mendes era um cantor que muita gente considerava brega, mas suas músicas faziam sucesso. Apelando pra emoção, a música que fez com que ele ficasse realmente conhecido, vendendo mais de 250 mil discos (LP), em 1975, chamava-se Cadeira de Rodas. Em seus versos, ele relatava o seu amor por uma garota linda e tristonha que, em sua cadeira de rodas, era muito triste, mas sorria quando ele passava.

Sentada na porta,
Em sua cadeira-de-rodas ficava.
Seus olhos tão lindos,
Sem ter alegria,
Tão triste chorava.


Com lançamentos periódicos e músicas em trilhas de novelas, Fernando Mendes foi se mantendo nas paradas musicais. Em 1978, seu LP foi o mais vendido do ano. E você já pode imaginar qual foi a música que foi a atração principal para o público que curtia o romantismo de suas melodias: Você não me ensinou a te esquecer.


Se o refrão é daqueles que grudam na memória, por dentro da música, seus versos gritam em nossos ouvidos desesperadamente:

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Mas música e poesia tem que ser assim mesmo. Falando em verso e melodia aquilo que, em prosa, muitas vezes não ousamos.


Cena do filme Lisbela e o Prisioneiro

Voltando à conversa com a minha filha, ela me lembrou que o Caetano regravou a música para a trilha sonora do filme Lisbela e o Prisioneiro, lançado em 2003. Uma interpretação muito linda e um arranjo novo, trouxeram a música de volta ao sucesso, relembrando os velhos tempos e conquistando novos admiradores. Ainda mais que a música é o tema dos protagonistas, o casal romântico do filme: Lisbela e Leléu (Débora Falabella e Selton Mello).

No vídeo, Caetano, ao vivo, em um show da trilha sonora do filme.



E a Patrícia Lima, que eu mencionei no início dessa história? Ela e muitos outros cantaram e cantam essa música. Seja no estilo barzinho e violão, como é o caso da Patrícia (ouça a versão dela clicando aqui), ou em outros estilos. Como exemplo, a música já foi cantada por Bruno e Marrone, Christian e Ralf, Luan Santana, Gil Melândia, Ricky Vallen, entre outros.

Enfim, o LP que lançou a música, em 1978, é uma raridade em vinil, mas com os aplicativos de música ele está acessível a quem quiser.

LP Fernando Mendes, 1978

Mas agora, a hora é de escutar com o próprio compositor, por isso coloquei aqui esse vídeo de 2016, com o Fernando Mendes interpretando ao vivo o seu sucesso de sempre, que ele não nos ensinou a esquecer.



Você não me ensinou a te esquecer
(Fernando Mendes, José Wilson, Lucas)

Não vejo mais você faz tanto tempo

Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto

E nesse desespero em que me vejo

Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar

E só mais uma vez me aceitar
Prometo agora vou fazer por onde nunca mais perdê-la

Agora, que faço eu da vida sem você?

Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Agora, que faço eu da vida sem você?

Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando me encontrar

Agora, se você é fã do Fernando Mendes, pode curtir essa Seleção de Ouro, um álbum que está no Spotify.



Se gostou do nosso blog, compartilhe com seus amigos.

Para acompanhar as atualizações, você pode curtir e seguir a nossa página:

Nenhum comentário:

Postar um comentário