Translate

domingo, 12 de novembro de 2017

Caipira, sô!

Mais uma vez me deparo com a dúvida na classificação de um conjunto de músicas. Devo dizer música country? Não; é um nome em inglês para músicas tipicamente brasileiras. Quem sabe música rural? Horrível... Estou tentando fugir de música sertaneja por causa da banalização que se criou em torno desse gênero. Embora os especialistas chamem as mais tradicionais de música sertaneja raiz, e as mais "modernas" de sertanejo universitário... Ora, minha escolha para essa denominação é Música Caipira, sô!

E fui buscar alguns clássicos dessas músicas caipiras, tanto em termos de canções como de seus intérpretes para elaborar esta nova playlist do tipo Top10.

Por isso escolhi o Sérgio Reis, Almir Sater, Renato Teixeira, Roberta Miranda, Inezita Barroso, Tonico e Tinoco, Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó. Um grupo heterogêneo mas que representa um tipo de música brasileira, autêntica, que fala das coisas simples do interior do país. Coisas da terra, lembranças, romance, tendo por base o som da viola. Algumas com versos tristes, outras mais poéticas, umas com letras jocosas e muitas contando histórias. É um tipo de música que tem um público específico e passa por um certo preconceito, pois alguns acham brega, cafona, ou coisa parecida.

Uma imagem típica quando se pensa na música caipira é uma roda de amigos, contando histórias, bebendo pinga, cantando e tocando a viola. Não é à toa que os mais famosos programas de TV dedicados à música caipira tinham esse tipo de cenário, apresentados por excelentes contadores de histórias como é o caso de Inezita Barroso (programa Viola, Minha Viola) e Rolando Boldrin (programas Som Brasil, Empório Brasil e Senhor Brasil). Inezita Barroso ficou 35 anos no ar com o seu programa, até falecer, em 2015. E o Boldrin, permanece no ar, também por mais de 35 anos. Para os fãs desse gênero, os dois programas vão ao ar aos domingos na TV Cultura, às 9h e às 10h da manhã.

Programa Sr Brasil - TV Cultura

As dez músicas caipiras que eu escolhi para esta playlist foram essas:

Um violeiro toca - Almir Sater
Majestade, o sabiá - Roberta Miranda
Romaria - Renato Teixeira
O Menino da Porteira - Sérgio Reis
No Rancho Fundo - Chitãozinho e Xororó
Panela Velha - Sérgio Reis
Luar do Sertão - Roberta Miranda
Tristeza do Jeca - Tonico e Tinoco
Estrada da Vida - Milionário e José Rico
Moda da Pinga - Inezita Barroso

Para ouvir as músicas no Spotify, clique aqui.

O vídeo da semana é uma homenagem à Inezita Barroso, que encarnou a música caipira e a divulgou Brasil afora, com seu carisma e vitalidade. O vídeo nos mostra a interpretação de Inezita Barroso da famosa música, que lhe trouxe tanto sucesso no passado: Lampião de Gás. Quanta saudade você me traz!



Referências:

Programa Viola, Minha Viola: http://tvcultura.com.br/programas/viola/
Programa Sr Brasil: http://tvcultura.com.br/programas/srbrasil/
Dicionário Cravo Albin da Música Brasileira: http://dicionariompb.com.br/musica-sertaneja/dados-artisticos