Translate

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MPB, para ouvir e curtir, com banquinho e violão

Quando eu preparei esta lista de músicas, destinada a apresentar uma seleção cuidadosa e representativa da Música Popular Brasileira - MPB, surgiu a dúvida sobre o critério que utilizei para escolher as canções. Até porque foi um critério completamente subjetivo. Eu escutava, lembrava e incluía. Não havia um rótulo, tal como samba, rock , reggae ou forró, era o que eu mesmo classificava de MPB, com base nas minhas lembranças, no meu gosto e na minha interpretação.

Eu fiquei mais tranquilo quanto a essas escolhas depois de ler o artigo do Carlos Sandroni, na Revista CULT, onde ele afirma que: "A MPB é um constructo cultural, e como tal nem sempre existiu e nem sempre quis dizer a mesma coisa." Como o Sandroni, além de compositor e escritor, é professor, sociólogo e doutor em música, me apoiei nele para oferecer esta lista, sem preocupação com os "verdadeiros" gêneros ou rótulos dessas músicas. (Veja o artigo clicando aqui.)


Carlos Sandroni: A MPB é um constructo cultural

A verdade dos fatos não deixa dúvida que esse rótulo de MPB teve mais força nos anos 60 e 70, sendo inegável associar com Chico, Caetano, Bethânia, Elis, Milton, Djavan, Gal. E, obviamente com o grupo MPB-4. De acordo com alguns pesquisadores, o nome desse grupo musical, assim batizado em 1964, foi fundamental para popularizar a "marca" MPB. E qual a imagem que melhor a representa? Talvez seja o violão... e o banquinho.

Diferente de outras listas e álbuns que tenho publicado aqui (a maioria delas com cerca de dez músicas), esta lista é bem mais ampla e permanecerá em construção, ou seja, crescendo ao longo de algum tempo com novas músicas. Por enquanto, com pouco mais de 60 canções selecionadas uma a uma, ela proporcionará cerca de 4 horas de um som de altíssima qualidade. Você pode escutar no trabalho, na condução, pode utilizar como som de fundo de uma reunião de amigos em sua casa, curtir e cantar enquanto escutar aquelas que mais gosta, enfim, uma lista para você marcar e seguir.

Por isso, deixo aqui com você essa playlist denominada MPB Seleção.

Para ouvir e seguir esta lista no Spotify, clique aqui.

Para ouvir no Deezer, clique aqui.

Para ouvir no YouTube, clique aqui.

Como eu venho colocando um vídeo ao final de cada publicação, escolhi um que representasse a época em que essa nomenclatura começou a tomar força. Aliás, de acordo com alguns críticos musicais, foi nesse 1º Festival da MPB, com a música vencedora, Arrastão, de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, que Elis Regina, aos 21 anos, inaugurou a nova música popular brasileira. Como as imagens e o som do festival, ocorrido em 1965, não possuem boa qualidade, coloquei o trecho do espetáculo teatral: Elis, a Musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário