Translate

sábado, 28 de outubro de 2017

Toquinho e o seu violão

Não é todo dia que temos a oportunidade de escutar um artista famoso em uma apresentação solo, acústica, apenas voz e violão.

Essa oportunidade bateu na minha porta esses dias; e eu abri para o inigualável Toquinho (na foto, como no show, ele e o violão).

Meu cunhado viu o anúncio na televisão do metrô, pesquisou na internet e depois me ligou:

- Tem um show do Toquinho, em única apresentação, na próxima quarta-feira; vamos?

Não pensei duas vezes, afinal estar frente a frente com Toquinho é um programa imperdível.

O show foi uma viagem, com música, poesia e emoção. Só depois eu soube que o Projeto Luz do Solo é de 1985, quando fez um grande sucesso, tendo a participação de vários artistas. E essa série de apresentações em um teatro carioca foi uma iniciativa para revisitar aquele projeto.

Bom, e lá estava eu, em uma noite de quarta-feira, para ouvir e cantar, emocionado, com Toquinho. É claro que saí de lá com vontade de compartilhar um pouco daquela experiência aqui em nosso blog.

O show foi simples como a proposta, literalmente um banquinho e um violão. Com um "pequeno" detalhe: em cima do banquinho e atrás do violão, a genialidade e simpatia de Toquinho. Um cara que vem participando da história da música popular brasileira há mais de quarenta anos. Contando histórias e cantando as músicas que fez em parceria com Vinícius, Mutinho, Paulinho Nogueira, Chico Buarque, Tom Jobim, Jorge Ben... e por aí vai. Que Maravilha!

O disco da projeto original - Luz do Solo - fez muito sucesso na época e está aqui em nosso blog, disponível para você ouvir agora e sempre, no Spotify ou no Deezer. Gravado no mesmo estilo do show, incluindo algumas das falas do Toquinho, é um desses que você merecer ouvir do início ao fim.


LP - Luz do Solo - 1985

Para ouvir o álbum Luz do Solo, no Spotify, clique aqui.

Para ouvir no Deezer, clique aqui.

Para fechar essa minha sessão nostalgia, escolhi uma das músicas que ele tocou nesse show. Representa um dos trabalhos voltados para as crianças, do disco Casa de Brinquedos, mas os versos e a melodia podem embalar e encantar a todos nós, independendo da idade. A música é uma parceria de Toquinho e Mutinho. Uma singela homenagem ao caderno...

O Caderno
(Toquinho e Mutinho)

Sou eu que vou seguir você
Do primeiro rabisco
Até o bê-a-bá
Em todos os desenhos
Coloridos vou estar
A casa, a montanha
Duas nuvens no céu
E um sol a sorrir no papel

Sou eu que vou ser seu colega
Seus problemas ajudar a resolver
Te acompanhar nas provas
Bimestrais, você vai ver
Serei, de você, confidente fiel
Se seu pranto molhar meu papel

Sou eu que vou ser seu amigo
Vou lhe dar abrigo
Se você quiser
Quando surgirem
Seus primeiros raios de mulher
A vida se abrirá
Num feroz carrossel
E você vai rasgar meu papel

O que está escrito em mim
Comigo ficará guardado
Se lhe dá prazer
A vida segue sempre em frente
O que se há de fazer

Só peço, à você
Um favor, se puder
Não me esqueça
Num canto qualquer

Nenhum comentário:

Postar um comentário