Translate

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Começar de Novo

Alguns discos representam a virada em uma carreira artística. Sem dúvida, é o caso desse disco da Simone - Pedaços - lançado em 1979. A música Começar de Novo, ancorando o disco, foi a entrada de Simone no mundo da fama. Ela já era excelente e respeitada cantora, mas a música foi tema de uma série nacional de televisão - Malu Mulher - e isso foi decisivo para uma disparada de sucesso nos palcos e na TV. A série trouxe pela primeira vez o tema do feminismo e da emancipação da mulher brasileira para o horário nobre da televisão. E a música Começar de Novo, na voz de Simone, completou a receita de sucesso.

LP Simone Pedaços 1979

O melhor da história, entretanto, é que o disco é excelente do início ao fim (dos dois lados!), com um elenco de compositores de primeira grandeza. Quase todas as músicas fizeram sucesso e ficaram registradas até hoje na memória de quem gosta da boa música popular brasileira. Com voz forte, afinação perfeita e muita personalidade, suas interpretações de Começar de Novo, Sob Medida, Tô Voltando, Cordilheira, Outra Vez, Saindo de Mim, Pedaço de Mim são realmente inesquecíveis. E tudo no mesmo disco! E me lembro bem quando fui a um  show dela no Canecão, no Rio de Janeiro.


A música Começar de Novo é uma composição de Ivan Lins e Vitor Martins, reunindo verso e melodia com muita harmonia e força.

Começar de Novo


Começar de novo e contar comigo 
Vai valer a pena ter amanhecido 
Ter me rebelado, ter me debatido 
Ter me machucado, ter sobrevivido 
Ter virado a mesa, ter me conhecido 
Ter virado o barco, ter me socorrido 

Começar de novo e contar comigo 
Vai valer a pena ter amanhecido 
Sem as tuas garras sempre tão seguras 
Sem o teu fantasma, sem tua moldura 
Sem tuas escoras, sem o teu domínio 
Sem tuas esporas, sem o teu fascínio 
Começar de novo e contar comigo 
Vai valer a pena já ter te esquecido 
Começar de novo


Por isso, ao registrar o talento, o profissionalismo, a qualidade de Simone, escolhi este disco para você escutar inteiro. Se for do seu tempo (é do meu), antes de dar play, imagine-se segurando o braço da agulha e o colocando delicadamente sobre o LP de vinil que está rodando. E siga da primeira até a última das onze músicas. Aqui, porém, você não vai precisar se levantar para trocar de lado.

Pedaços (1979)
Começar de Novo (Ivan Lins - Vítor Martins)
Sob Medida (Chico Buarque)
Povo da Raça Brasil (Milton Nascimento - Fernando Brant)
Condenados (Fátima Guedes)
Cordilheira (Sueli Costa - Paulo César Pinheiro)
Outra Vez (Roberto Carlos)
Vento Nordeste (Sueli Costa - Abel Silva)
Saindo de Mim (Ivan Lins - Vítor Martins)
Tô Voltando (Maurício Tapajós - Paulo César Pinheiro)
Itamarandiba (Milton Nascimento - Fernando Brant)
Pedaço de Mim (Chico Buarque)

Escute agora o "disco" no Spotify, clicando aqui.

Se preferir, escute no Deezer, clicando aqui.

Simone continua sua carreira artística fazendo shows no Brasil e em outros países. Durante a pesquisa para esta publicação, em outubro, ela está com Zélia Duncan em Portugal. Veja a agenda em http://simone.art.br/.

É claro que a música principal requer um destaque especial, com este vídeo da época do lançamento da música Começar de Novo.




Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário