Translate

sexta-feira, 30 de junho de 2017

Asa Branca fez 70 anos

A música Asa Branca, de Luiz Gonzaga, fez aniversário em março deste ano, completando 70 anos.

Dois fenômenos, a música e o seu autor.

Luiz Gonzaga, o Gonzagão, o Rei do Baião, é um sucesso até hoje, mesmo tendo falecido em 1989. 

Sua história de superação, sua representação do Nordeste e dos nordestinos, seu legado musical, seu filho Gonzaguinha, enfim, uma série de fatos o tornam uma referência inquestionável na história da música brasileira.

Para ouvir a playlist Luiz Gonzaga Top10, no Spotify, clique aqui.

Para ouvir a playlist Luiz Gonzaga Top10, no Deezer, clique aqui.

A música Asa Branca, composta em parceria com Humberto Teixeira, ultrapassou as barreiras do tempo e do idioma. Ela já foi gravada em dezenas de países, com diferentes arranjos musicais, seja em percussão, cordas, sopro, coral. Aliás, em uma reportagem recente do Jornal do Comércio, de Pernambuco, foram relacionadas algumas gravações de Asa Branca em coreano, inglês, francês, italiano, senegalês e chinês. Para ler a reportagem e assistir aos vídeos dessas gravações, clique aqui. Seus versos e melodia, inspirados na história do povo nordestino, encantaram gerações de músicos mundo afora. E é considerado uma espécie de hino não oficial do Nordeste brasileiro.

Asa-branca, ave que inspirou o nome da música


Asa Branca

Quando olhei a terra ardendo
Igual fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação
Eu perguntei a Deus do céu, ai
Por que tamanha judiação

Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Por farta d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão

Até mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Depois eu disse, adeus Rosinha
Guarda contigo meu coração

Hoje longe, muitas léguas
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertão

Quando o verde dos teus olhos
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração

Eu te asseguro não chore não, viu
Que eu voltarei, viu
Meu coração


Por tudo isso, ao encerrar o mês de junho, nada melhor e mais adequado do que uma lista de músicas de Luiz Gonzaga. Comecei este mês junino com uma lista de forró, e termino com essa do Gonzagão, passando por suas várias fases e algumas de suas parcerias famosas. Nessa lista de dez músicas de Luiz Gonzaga, há gravações com Zé Ramalho, Fagner, Zélia Duncan, Jorge Aragão, Alceu Valença, Gal Costa e Gonzaguinha!

Confira essa playlist Luiz Gonzaga Top10, no Spotify, clicando aqui.

Para ouvir a playlist Luiz Gonzaga Top10, no Deezer, clique aqui.

Se você gosta de histórias e causos sobre a música brasileira e seus autores e intérpretes, vai gostar dessa entrevista no Programa Conexão, do Canal Futura, sobre o aniversário de Asa Branca. Participaram o Daniel Gonzaga, filho de Gonzaguinha e o diretor do Centro de Tradições Nordestinas, onde funciona, no Rio de Janeiro, a famosa Feira de São Cristóvão. Você pode assistir a esse programa aqui:




Daniel Gonzaga, fala do seu avô e sua música Asa Branca

Fique agora com o primeiro "videoclipe" oficial de Luiz Gonzaga, gravado na cidade de Exu, em Pernambuco, terra natal do Gonzagão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário