Translate

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Mamma Mia!

Trilhas sonoras de filmes e espetáculos teatrais sempre fizeram sucesso. Mas o musical Mamma Mia! é um dos maiores fenômenos desse gênero.


O grupo Abba fez grande sucesso na década de 70 com músicas alegres, vozes afinadas e ritmos variados. Este grupo sueco, de quatro integrantes (ABBA: Agnetha, Bjorn, Benny e Annifrid), não esperava que muitos anos após encerrar sua carreira conjunta (encerrada em 1982), uma ideia genial iria perenizar esse sucesso: usar algumas de suas músicas como o fio condutor de uma história a ser transformada em um espetáculo musical.

A divertida história relata os preparativos do casamento de uma jovem e seu desejo de contar com a presença do pai, que ela não sabe quem é. Ao ler o diário da sua mãe, descobre que três homens diferentes podem ser o seu pai e resolve convidar os três para a sua festa de casamento, sem contar para a sua mãe. A partir desse contexto, se desenvolve uma história de encontros e desencontros, com romance, comédia, suspense e… muita música!

O espetáculo musical foi lançado em 1999, em Londres, e desde então percorreu o mundo com inúmeras apresentações. O espetáculo já foi assistido por mais de 42 milhões de pessoas ao redor do mundo. Veja mais em mamma-mia.com.

O álbum que eu escolhi para que você ouça e curta a trilha sonora, é do filme lançado  em 2008, que também fez enorme sucesso. Com um elenco enorme e locações lindas, o filme reuniu os veteranos Meryl Streep, Pierce Brosnan e Colin Firth, e praticamente lançou a jovem atriz Amanda Seyfried, pois foi o seu primeiro papel de destaque no cinema. Aliás, uma sequência do filme Mamma Mia, já está confirmada para 2018.


Para ouvir o álbum no Spotify, clique aqui.

Para ouvir o álbum no Deezer, clique aqui.

Entretanto, neste álbum, as músicas não são interpretadas pelo Abba, até porque eles encerraram sua carreira artística conjunta muito antes da peça e do filme. Mas se você quer ouvir as gravações originais, a maioria das músicas que integram a trilha sonora estão reunidas no álbum “Abba Gold”, que você também pode ouvir a partir daqui, tanto no Spotify (aqui) quanto no Deezer (aqui).


Mamma mia, Dancing Queen, Honey Honey, The Winner takes it All... qual dessas músicas é a melhor? Difícil dizer ou escolher. Mas deixo com você este vídeo original do Abba, que eu escolhi por representar aquela que foi a de maior sucesso.




sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Clássico ou pop?

Uma das características das boas músicas é superar os estilos, os arranjos originais, as vozes de seus primeiros intérpretes.

Por isso, é sempre bom ouvir músicas em suas novas versões, e para isso os artistas precisam inovar nas escolhas e apostar nas novidades.

Mas de onde vem esse papo todo? Aonde eu quero chegar?

Há pouco tempo, tive a oportunidade de assistir a uma apresentação da International Chamber Ensemble (http://icensemble.it/), uma orquestra italiana, que entre suas escolhas, pegou o repertório de Frank Sinatra para elaborar uma suíte em quatro tempos, reunindo as melhores e mais marcantes músicas gravadas pelo Rei da Voz. O resultado foi uma surpresa muito positiva.




A orquestra International Chamber Ensemble, apresenta-se regularmente, no verão, no pátio da igreja de Santo Ivo, em Roma. Ao longo do ano, ela cumpre uma agenda internacional. O Maestro e Diretor Artístico da orquestra é o professor Francesco Carotenuto. Entre as inovações dedicadas a aproximar o público da música clássica, o professor Carotenuto já elaborou suítes com músicas do cinema, tango e até Beatles. Aliás, foi a suíte Beatles que integrou a segunda parte da apresentação que eu mencionei.


Pátio da igreja de Santo Ivo, momentos antes da apresentação

Pesquisando na internet, descobri que eles tinham gravado um álbum, ao vivo, da primeira parte dessa apresentação, ou seja, interpretando alguns dos principais sucessos de Frank Sinatra. E isso me inspirou esta publicação em nosso blog.


Capa do Álbum - Frank Sinatra Suite
Para conhecer e ouvir o álbum no Spotify, clique aqui.

A suíte em que eles interpretam músicas dos Beatles ainda não foi gravada em um álbum, mas você pode ter uma ideia, ao ver e ouvir no vídeo abaixo, um trecho da música Hey Jude!


Referências:

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Nos embalos de sábado à noite

Este álbum precisa ser ouvido do início ao fim. Todas as músicas fizeram sucesso nas pistas de dança, algumas delas por muitos anos. Estou falando do disco que contém a trilha sonora original do filme "Os embalos de sábado à noite"  (Saturday Night Fever).

Álbum com a trilha sonora original do filme

Para ouvir o álbum no Spotify, clique aqui.

Para ouvir no Deezer, clique aqui.

Este disco eu ouvi e dancei inúmeras vezes. Imitei os passos e os gestos. Foi uma verdadeira febre! Ao ouvir essas músicas hoje, me vêm as melhores lembranças da juventude e das amizades.


John Travolta, na pista de dança da boate 2001 Odyssey

Esta fantástica seleção de músicas, grande parte delas composta e interpretada pelo grupo Bee Gees, transformou a disco music em um gênero novo de música pop. Até hoje, quando algum DJ se propõe a um flashback, essas músicas não podem faltar.


O filme virou uma referência obrigatória, mas a trilha sonora desempenhou um papel fundamental para que isso ocorresse. Aliás, nesse sentido, escreveu o Marcelo Müller, crítico de cinema e professor da Escola de Cinema Darcy Ribeiro e da Academia Internacional de Cinema:



"Mas, ainda que tenha seus problemas, Os Embalos de Sábado à Noite é um filme fácil de gostar, muito por conta do carisma de John Travolta, aqui construindo um personagem que figura entre os mais lembrados do cinema, e das músicas de uma trilha sonora representante como poucas do espírito setentista das discotecas. Aliás, as melodias dos Bee Gees (Stayin' Alive, How Deep Is Your Love, Night Fever e More than a Woman), justiça seja feita, também ajudaram, e muito, o filme a alcançar o status de objeto de culto." (Marcelo Müller, no portal Papo de Cinema)

Quer lembrar de algumas das cenas do filme e da sua música tema? Bom, neste vídeo de pouco mais de três minutos, é possível passear pela história do filme e ver como eram essas noites febris de sábado, com Tony Manero (personagem de John Travolta) e ao som de Night Fever, com Bee Gees.


 

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Quem são essas crianças cantando descalças?

As listas e álbuns deste nosso blog estão quase sempre vinculadas ao meu tempo, minha época, minha idade. Mas, aos poucos, vou tentando misturar com um pouco do que é novo e está presente na música brasileira ou internacional.

E a ideia de apresentar aqui um álbum recente, me veio na cabeça esta semana ao chegar em casa e assistir na TV duas garotas descalças no palco, uma dupla, receberem um prêmio de sua gravadora por causa de 40 mil cópias vendidas de seu primeiro álbum.

- Quem são essas crianças? - eu perguntei. E aí fiquei sabendo que eram a Ana Caetano e a Vitória Falcão, duas jovens de pouco mais de vinte anos, que estão nas paradas de sucesso. E que o nome artístico da dupla é Anavitória, isso mesmo, como se fossem uma só pessoa.

Ana e Vitória - ANAVITÓRIA - Foto: Leo Martins

Aliás, depois me lembrei que em algumas recomendações do Spotify eu já havia visto esse nome e escutado uma de suas músicas, mas sem reparar muito bem, não percebi que era uma dupla.

Alguns caracterizam essa dupla como cantoras de MPB Contemporânea. Outros dizem que são da música folk, ou pop. E a definição que prevaleceu para elas no mercado da música é o Pop Rural, seja lá o que isso significa.

Para mim, que não sou crítico musical, muito menos especialista nessas classificações, prefiro identificá-las como cantoras de música popular brasileira, sem rótulos e etiquetas. Gente nova que está tentando ocupar um espaço e que encontrou na internet uma alavanca poderosa, principalmente pelo patrocínio de um novo famoso que é o cantor Tiago Iorc. É apenas modismo? Ninguém pode saber. Elas possuem vozes afinadas, harmonia e letras compostas por uma delas, falando de amor, encontros e desencontros.

Para ouvir, no Spotify, o álbum que leva o nome da dupla - Anavitória - clique aqui.

Para ouvir no Deezer,clique aqui.

Um dos sucessos da dupla é a música Trevo, que você pode ver e ouvir logo abaixo.