Translate

sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Clássico ou pop?

Uma das características das boas músicas é superar os estilos, os arranjos originais, as vozes de seus primeiros intérpretes.

Por isso, é sempre bom ouvir músicas em suas novas versões, e para isso os artistas precisam inovar nas escolhas e apostar nas novidades.

Mas de onde vem esse papo todo? Aonde eu quero chegar?

Há pouco tempo, tive a oportunidade de assistir a uma apresentação da International Chamber Ensemble (http://icensemble.it/), uma orquestra italiana, que entre suas escolhas, pegou o repertório de Frank Sinatra para elaborar uma suíte em quatro tempos, reunindo as melhores e mais marcantes músicas gravadas pelo Rei da Voz. O resultado foi uma surpresa muito positiva.




A orquestra International Chamber Ensemble, apresenta-se regularmente, no verão, no pátio da igreja de Santo Ivo, em Roma. Ao longo do ano, ela cumpre uma agenda internacional. O Maestro e Diretor Artístico da orquestra é o professor Francesco Carotenuto. Entre as inovações dedicadas a aproximar o público da música clássica, o professor Carotenuto já elaborou suítes com músicas do cinema, tango e até Beatles. Aliás, foi a suíte Beatles que integrou a segunda parte da apresentação que eu mencionei.


Pátio da igreja de Santo Ivo, momentos antes da apresentação

Pesquisando na internet, descobri que eles tinham gravado um álbum, ao vivo, da primeira parte dessa apresentação, ou seja, interpretando alguns dos principais sucessos de Frank Sinatra. E isso me inspirou esta publicação em nosso blog.


Capa do Álbum - Frank Sinatra Suite
Para conhecer e ouvir o álbum no Spotify, clique aqui.

A suíte em que eles interpretam músicas dos Beatles ainda não foi gravada em um álbum, mas você pode ter uma ideia, ao ver e ouvir no vídeo abaixo, um trecho da música Hey Jude!


Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário