Translate

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Música para o dia do Gaúcho!

O dia 20 de setembro é quando se comemora o Dia do Gaúcho, tendo por origem a data de início da Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha. É feriado regional no estado do Rio Grande do Sul.

Minha mãe é gaúcha de Carazinho, cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul, e por isso em mim também passa esse sangue!

Vou aproveitar a data para antecipar a nossa publicação semanal e homenagear o estado e os gaúchos com essa lista de dez músicas, interpretadas por alguns dos artistas regionais mais populares. Muitas das músicas foram feitas para enaltecer a terra, com suas características tão fortes, bem como a história local marcada por muitas guerras e seus personagens heroicos.

Esse trecho da música Querência Amada, de Teixeirinha, retrata bem essas características:
Querência amada, dos parreirais
Da uva vem o vinho
Do povo vem o carinho
Bondade nunca é demais 
Berço de Flores da Cunha
E de Borges de Medeiros
Terra de Getúlio Vargas
Presidente brasileiro 
Eu sou da mesma vertente
Que Deus saúde me mande
Que eu possa ver muitos anos
O céu azul do Rio Grande
 Ou ainda esse trecho da famosa Céu, Sol, Sul, de Leonardo:
É o meu Rio Grande do Sul
Céu, sol, sul, terra e cor!
Onde tudo o que se planta cresce
E o que mais floresce é o amor.

E aqui está a minha seleção das dez músicas gaúchas para vocẽ ouvir no Spotify (clique aqui), com a indicação de seus intérpretes.

É disso que o velho gosta (Os Serranos)
Prenda Minha (Conjunto Farroupilha)
Canto Alegretense (Neto Fagundes)
Eu sou do Sul (Os Serranos)
Parabéns Crioulo (Wilson Paim)
Quando danço um Vaneirão (Gaúcho da Fronteira)
Pára Pedro (José Mendes)
Céu, Sol, Sul (Os Araganos)
Querência Amada (Os Fagundes)
Hino Rio-Grandense (Neto Fagundes)


Me despeço por aqui, com esse trecho da música Prenda Minha, de autor desconhecido, mas que é considerada um patrimônio gaúcho:
Vou-me embora, vou-me embora prenda minha
Tenho muito que fazer
Tenho de parar rodeio, prenda minha
Nos campo do bem-querer
Fique agora com esse dueto incrível, reunindo duas gerações do cancioneiro rio-grandense: Thomas Machado (vencedor do The Voice Kids Brasil) e o veterano Gaúcho da Fronteira.



E por falar em crianças gaúchas, resolvi acrescentar este vídeo, muito fofo, do jovem e famoso youtuber Gugu Gaiteiro, interpretando a música Eu sou do Sul!

Nenhum comentário:

Postar um comentário