Translate

sexta-feira, 15 de setembro de 2017

O que é, o que é?

Um dia desses eu cheguei em casa e fiquei zapeando em frente da televisão. Por sorte, estava começando um filme que eu queria assistir de novo: Gonzaga - de Pai para Filho. O filme é a história desses dois artistas maravilhosos da música brasileira, o Gonzagão e o Gonzaguinha. Como diz uma das chamadas do filme, eles dois foram separados pela vida e unidos pela música. É um drama que conta a trajetória de pai e filho, suas mágoas, brigas, separação e um final que culminou com a reconciliação e uma turnê conjunta pelo Brasil.

O que me chamou a atenção nesse filme, foi a capacidade de reunir as músicas dos dois, tão diferentes e complementares e de mostrar em um só enredo, as duas histórias. Tudo isso, juntando drama, comédia, história e música, muita música boa!

Cartaz do filme

É claro que depois do filme, eu logo pensei em compartilhar aqui com você um pouco dessas músicas do Gonzaguinha. Até porque eu já havia feito um bom e recente relato sobre o Gonzagão, quando tratei aqui do aniversário de 70 anos da música Asa Branca. Procurei entre os seus inúmeros discos de sucesso mas me detive em um projeto diferente, que me chamou a atenção. Um disco de duetos virtuais, lançado em 2015. Virtuais, pois o álbum foi feito com o uso da tecnologia, reunindo a voz de Gonzaguinha com a voz de cantores e cantoras atuais; gente que nunca teve a oportunidade de cantar com ele.

O resultado ficou muito bom. Uma homenagem diferente, com o uso da tecnologia, porém mantendo a emoção de poder ouvir em duas vozes, algumas das músicas mais bonitas do repertório de quem partiu tão cedo desse mundo mas deixou um grande legado.

Ilustração de Elifas Andreato

O título do álbum é Gonzaguinha Presente e você pode ouvir pelo Spotify (clique aqui) ou no Deezer (clique aqui).

Essas são as músicas desse álbum, indicando quem são os parceiros desses duetos:


O Que É O Que É / Citação: E Vamos À LutaGonzaguinha & Alexandre Pires
SangrandoGonzaguinha & Ivete Sangalo
Espere Por Mim MorenaGonzaguinha & Victor & Leo
Não Dá Mais Pra Segurar (Explode Coração)Gonzaguinha & Ana Carolina
E Vamos À LutaGonzaguinha & Zeca Pagodinho
Grito De AlertaGonzaguinha & Maria Rita
Ponto De InterrogaçãoGonzaguinha & Alcione
Começaria Tudo Outra VezGonzaguinha & Lenine
Com A Perna No MundoGonzaguinha & Martinho da Vila
FelizGonzaguinha & Fagner
RecadoGonzaguinha & Luiza Possi
Um Homem Também Chora (Guerreiro Menino)Gonzaguinha & Zeca Baleiro
A Vida Do ViajanteGonzaguinha & Luiz Gonzaga & Daniel Gonzaga

Algumas das estrofes de suas músicas fazem com que a melodia venha de imediato em nossa lembrança; experimente essas quatro e tente ler sem cantar um pedaço de cada uma dessas músicas; vai ser difícil:

E a vida? E a vida o que é? Diga lá, meu irmão...
Quando eu soltar a minha voz, por favor entenda... 
Veja bem! Nosso caso é uma porta entreaberta... 
Um homem também chora, menina morena...

E pra fechar, deixo com você esse vídeo que é o making of do álbum "Gonzaguinha Presente".



Nenhum comentário:

Postar um comentário